terça-feira, 25 de maio de 2010

10 Sinais que seu projeto está vindo abaixo


Achei muito interessante (cômico, se não fosse trágico) esse texto (http://www.codeanthem.com/blog/2010/05/signs-your-software-project-is-going-down/) sobre projetos de software. Por isso, fiz uma tradução livre do mesmo:
Como você sabe se seu projeto de software está indo por água abaixo?
  1. O desenvolvimento começou com cascata e, em seguida, assim que entrou em queda livre, a equipe começou a chamá-lo "qualquer coisa" ágil. Isso também é conhecido como ágil falso, ou "frÁGIL".
  2. Corrigir um bug sempre expõe outros bugs. O software está tão bugado que você não pode sequer chegar a certas partes sem esbarrar num problema. Não é tão ruim quanto causar seus próprios bugs, mesmo assim não é bom.
  3. Uma ou mais das tecnologias centrais deixou de ser suportada pelo fabricante antes mesmo do projeto começar. Melhor ainda se a linha de tecnologia foi totalmente interrompida.
  4. Você está utilizando PowerBuilder ou qualquer outra "ferramenta de desenvolvimento rápido" na qual o código tenha sido abstraía em checkboxes e drop downs. Bibliotecas, ferramentas e APIs são ótimas, mas estas ferramentas são como jogar Twister com o código.
  5. O líder tecnológico não sabe usar corretamente o e-mail ou navegador. Como alguém que não consegue nem mesmo usar o básico de software, pode conduzir adequadamente uma equipe de programadores?
  6. O Gerente de Projeto está escrevendo código e um desenvolvedor está gerenciando a equipe. Tenho visto isso com mais freqüência do que eu gostaria de admitir.
  7. Há mais pessoas de negócios ou de domínio do que na equipe de técnica. 1 programador + alta rotatividade + código grande + sistema crítico + enorme lista de bugs = sem problema?
  8. Há um conjunto de testes de um programador anterior, mas metade deles estão falhando ou não compilam. Para um divertimento extra, verifique se os erros relatados teriam sido evitados se o conjunto de testes fossem utilizados.
  9. Adicionar uma única linha de código requer várias linhas de comentário. Um comentário na linha indicando o motivo e o seu nome. Um comentário no topo do arquivo colocando o seu nome e data de atualização. Um por comit de arquivo, com a mensagem descritiva. Atualização no software de bug-tracking/PM. Etc, etc
  10. A frase "não é um bug, é uma característica" se aplica a maioria das características "do produto. "O sistema não foi projetado para isso"

Nenhum comentário: