- Model-View-Controller: padrão de facto, é possívelmente o mais em aplicações Web. Ele define que uma aplicação deve ser dividida em lógica de negócios (Model), apresentação ao usuário (View) e a interação entre essas duas camadas (Controller).
- Intercepting Filter: define um elemento intermediário entre o navegador e o Servlet, sem que esses saibam da sua existência.
- Front Controller: define um único componente (Servlet ou JSP) para controle da camada de visão.
- Service Locator: lidam com o serviço de buscas, particularmente interessante para JNDI e o uso do padrão Business Delegate, evitando a repetição de código.
- Business Delegate: refere-se à criação de uma classe intermediária que irá encapsular a lógica de acesso à camada de negócios, mesmo que a mesma seja remota.
- Transfer Object: utilizado quando há a necessidade de que as propriedades de um objeto sejam transmitidas em conjunto, evitando que partes da informação estejam desatualizadas em relação à outras. Nesse caso, o objeto dos é transmitido (serealizado/deserealizado)
Existem vários outros padrões de projetos, tão ou mais importantes quanto esses, porém sendo bastante pragmático: esses são suficientes para passar no exame. :)